29 outubro, 2009

CARTA AOS ADVOGADOS - outubro 2009

A história nos ensina a olhar o passado para melhorar o presente e projetar um futuro melhor. Por essa razão rememoro o momento histórico vivido nas Eleições da OAB/RS em outubro de 1992, quando concorri à presidência como candidata dissidente pelo Movimento Fortalecimento que tinha por objetivo compatibilizar o binômio fortalecimento da classe com o fortalecimento das instituições sociais.

Éramos 25 mil advogados, hoje somos aproximadamente 75 mil e ainda não atingimos os objetivos traçados naquela longínqua e inesquecível data, ao contrário, nossa classe está cada vez mais desassistida e desesperançada. Passaram-se 17 anos (después de vivir un siglo, como cantava a saudosa Mercedes Sosa) e cada vez mais nos distanciamos da OAB – milhares de advogados mantém contato com a instituição apenas para pagar a anuidade e, a cada triênio, para votar porque o voto é obrigatório. E continuará assim enquanto não tivermos proporcionalidade nos Conselhos e nas Comissões e voto direito para a presidência da OAB Nacional.

Neste pleito estou concorrendo como candidata ao Conselho Federal pela chapa MUDA OAB sob a presidência do advogado Leonardo Kauer Zinn e defendendo o DECÁLOGO que tem como princípios basilares a democratização da instituição. O faço porque existe identidade de princípios entre o MOVIMENTO MUDA OAB e o MOVIMENTO FORTALECIMENTO, cuja fundação no ano de 1992 está registrada na memorável “Carta de Cachoeira do Sul”, documento este considerado um marco na história política da OAB/RS.

As razões pelas quais aceitei o desafio de concorrer numa eleição como a que ora se apresenta, são muito sérias, significativas e históricas! Pode passar un siglo mas enquanto a OAB não for democrática e absolutamente transparente estarei engajada em lutas por mudanças na instituição, defendendo os ideais dos fundadores do Movimento Fortalecimento, especialmente em respeito à saudosa memória de colegas que já partiram para outras moradas mas que estiveram conosco em 1992 fortalecendo e dignificando nossa luta na defesa da advocacia. Tenho certeza de que esses bravos colegas, de onde estão, continuam vigilantes à causa da democracia, nos protegendo e intuindo, como fizeram no momento da primeira dissidência da história da OAB/RS feita pelo Movimento Fortalecimento no ano de 1992, aos quais rendo minha homenagem com o compromisso de seguir nossa luta. São eles, dentre outros: Alcides de Mendonça Lima, Adelmo Simas Genro, Antônio Pinheiro Machado Neto, Cláudio Piovezan Camargo , Francisco Talaia O’Donnell, Hélio Faraco de Azevedo, Luiz Vicente de Vargas Pinto, Milton Luiz Siqueira, Paulo Ricardo Petry, Roque Afonso Frey, Simão Serrano Elias, Vasco Leiria e Adam René Fajardo, do Colegio de Abogados del Uruguay. Colegas, para que sejamos fortes enquanto classe devemos ter presente que “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. (art. 133, da CF), entretanto, é fundamental que nossos dirigentes defendam com coragem, denodo e independência os interesses de toda a advocacia. Por todas essas razões, nesta carta que hoje dirijo aos colegas, reafirmo e ratifico os termos da Carta aos Advogados por mim escrita em 1992 e indico o Movimento MUDA OAB para as eleições de 2009, transcrevendo alguns trechos da referida carta:. “É chegada a hora de mostrar que a força e a consciência crítica dos advogados podem construir uma ordem comprometida com o direito e com os interesses de todos os advogados, dos mais jovens, dos mais distantes da capital, dos mais idosos e de cada um dos que militam em nossa profissão. Já trabalhei muito na OAB. Não acredito em milagres . Acredito no trabalho, na coragem de criar. Gosto de desafios. Conclamo os colegas para que unidos mantenhamos essa luta espetacular e corajosa de construir uma OAB cada vez mais forte, numa posição de absoluta vigilância ao lado de cada advogado, velando pelo seu fortalecimento e independência. É chegada a hora de mostrar que fomos, somos e seremos sempre indispensáveis à administração da Justiça e agentes de transformação da sociedade.”
(Carta de 1992) Porto Alegre, 29 de outubro de 2009.
WANDA SIQUEIRA Candidata ao Conselho Federal - Chapa MUDA OAB

Nenhum comentário: