03 julho, 2010

Empoderamento das Mulheres

A sociedade brasileira está de parabéns porque um grande número de mulheres concorre a cargos eletivos nas eleições 2010 e todas demonstram preocupação com as questões fundamentais relacionadas à educação, saúde e segurança. 
Na entrevista realizada no dia 21 de julho de 2010, na TV Brasil, a candidata à Presidência da República Dilma Roussef (www.dilma13.com.br/) expressou sua profunda preocupação com as questões sociais que afligem milhares de brasileiros. 
Da mesma forma, a deputada Emilia Fernandes (www.deputadaemiliafernandes.com.br) tem pautado sua atuação no Congresso Nacional pela defesa intransigente das classes menos favorecidas e direitos das mulheres, com ênfase nas políticas voltadas à educação, saúde e segurança.
Outro exemplo é da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Helena Carvalho Lopes, que apresentou no dia 29 de julho aos procuradores-gerais de Justiça do país, um resumo das principais ações do ministério voltadas às políticas sociais e principalmente da implementação do Sistema Único de Assistência Social SUAS. (Leia mais). 
A candidata à Presidência da República, Marina da Silva (www.minhamarina.org.br) , prioritariamente preocupada com ecologia, não esquece sua origem de mulher humilde, com as dificuldades inerentes a essas duas condições. 
Infelizmente, ainda hoje a violência e a discriminação  contra a mulher  se manifesta até mesmo em arcaicas condenações  como a recente sentença de morte por apedrejamento, as mutilações de mulheres usuais na Africa  e grande número de casos envolvendo estupro e assassinatos  de formas cruéis  o que nos remete ao que aconteceu com a primeira filósofa mulher Hipácia  cruelmente arrastada pela ruas da antiga Alexandria (leia mais em: www.gomessiqueira.adv.br/blog).
De uma forma geral, todas as mulheres que participam da política brasileira estão procurando um novo modelo que reduza não apenas as desigualdades de tratamento  como também fortaleça as medidas contra a violência doméstica  , que lamentavelmente são praticadas impunemente contra as mulheres.
É importante fazer uma reflexão sobre a recente decisão da ONU que criou uma entidade para igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, que deverá estar em pleno funcionamento operacional até janeiro de 2011.
Daí a importância de lutar pela implementação das cotas para as mulheres nas eleições 2010 e, também, para os cargos importantes no executivo e no judiciário para assegurar 
a representatividade das mulheres nos três poderes .


Leia mais:
Clique aqui para ler matéria sobre a criação de uma nova estrutura para empoderamento das mulheres pela ONU

Nenhum comentário: