25 janeiro, 2011

Vestibular UFRGS


Opinião

A advogada Wanda Siqueira especialista em Direito Educacional encaminhará esta semana pedido de providências ao Ministro de Educação Fernando Haddad  sobre as ilegalidades praticadas no vestibular da UFRGS.

Os agentes públicos da universidade não aprendem com seus erros. Enquanto não for anulado o resultado de um concurso vestibular na UFRGS, a exemplo do que já ocorreu em outras universidades públicas, os vestibulandos continuarão sendo injustamente preteridos.
A advogada sempre se preocupou em evitar pedidos de nulidade  para não prejudicar os estudantes que se prepararam e obtiveram aprovação com excelente desempenho. Mas a situação se agrava a cada vestibular e centenas de vestibulando acabam sendo preteridos injusta e ilegalmente.


Em 2010 Wanda Siqueira participou da audiência pública no Supremo Tribunal Federal onde teve a oportunidade de publicizar os erros praticados à sombra da autonomia universitária


(Clique para assistir: http://www.youtube.com/watch?v=pbc2gtgtNGU) na seleção dos cotistas. 


Os responsáveis pelas normas do vestibular sequer respeitam as recomendações do Ministério Público Federal.


Os estudantes brasileiros são desrespeitados em seus direitos ! Há erros nas provas do ENEM, da SISU, ENADE, nas Provas do Projeto Piloto para revalidações de diplomas estrangeiros  e até na seleção dos estudantes para ingresso pelo PROUNI !


Os problemas precisam ser enfrentados com seriedade e celeridade porque um país que desrespeita estudantes forma maus profissionais uma vez que o exemplo é fundamental na formação dos jovens.


O sentimento de injustiça na adolescência deixa marcas tão profundas que muitos estudantes desistem de ingressar na universidade pública  e em muitos casos até de tentar concorrer em um  novo vestibular. 


Espera-se que o Ministro da Educação adote medidas enérgicas para corrigir as ilegalidades e que nomeie assessores para intervir na UFRGS.

Leia mais: www.zerohora.com

Nenhum comentário: