07 agosto, 2016

Nota do Programa Mais Médicos

Supervisoras e Supervisores, Tutoras e Tutores do Programa Mais Médicos para o Brasil vinculados à Universidade de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade do Vale do São Francisco e a Associação Pernambucana de Medicina de Família e Comunidade manifestam seu apoio e solidariedade à colega cubana que foi brutalmente violentada no município de Capoeiras-PE na última segunda-feira 01/08, enquanto desempenhava suas atividades como Médica, dentro da Unidade de Saúde. Manifestamos nosso repúdio à cultura de estupro instituída no Brasil, que mostra sua perversidade dessa vez dirigida a uma profissional que, em missão internacional, vem a cidades mais longínquas responder às necessidades sociais e de saúde no país.

Este é mais um entre os incontáveis casos de mulheres violadas sistematicamente ao desempenharem suas atividades laborativas, ou quaisquer atividades cotidianas. É importante reconhecer que não se trata de episódio isolado, nem praticado por um “delinquente”, mas a manifestação de uma cultura machista que afronta os direitos humanos e compromete a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Lamentando profundamente o ocorrido, esperamos que esta circunstância ultrajante possa impulsionar a luta contra a iniquidade de gênero e o enfrentamento das violências que dela se originam.

Às Médicas e Médicos cubanos, todo nosso respeito e agradecimento pelo cuidado prestado ao povo brasileiro.

Recife, 04 de agosto de 2016

A discriminação aos profissionais portadores de diploma estrangeiro caracteriza afronta aos princípios constitucionais. Convém registrar que não se limita aos médicos cubanos.  No Rio Grande do Sul, por exemplo, médicos formados em países europeus e em diversos países da América Latina também são hostilizados Os Tratados Internacionais devem ser respeitados . Desejo que o espírito de fraternidade, paz e união dos povos para construir um mundo melhor sirva de reflexão para os brasileiros que discriminam estrangeiros. (Wanda Gomes Siqueira)

Nenhum comentário: