18 setembro, 2019

Vivemos um momento de tanta afronta à dignidade da pessoa humana que foi impossível silenciar como advogada que atua na defesa de estudantes e da cidadania há mais de 40 anos e que nunca transigiu com princípios que afrontam a Carta Magna e o Estatuto e Código de Ética da Advocacia
Foi com extrema emoção que escrevi o texto que segue porque acredito que a palavra é a única forma de demonstrar nossos sentimentos mais profundos e se calarmos corremos o risco de ficar doentes como nos ensina a Psicanálise nos ensinamentos de Freud  e Lacan , especialmente, quando a memória de um estudante que no período de ditadura teve um destino trágico lutando pelo Estado Democrático de Direito.

DIA DO ADVOGADO, DIA DOS PAIS E DIA DOS ESTUDANTES

Neste 11 de agosto de 2019 desejo prestar uma simples homenagem aos advogados, aos pais e aos estudantes  dirigindo estas palavras, especialmente ao estudante  Fernando Santa Cruz e ao advogado, seu filho, Felipe Santa Cruz, para falar do sentimento de tristeza que me invadiu nos últimos dias, ao ouvir as ofensas dirigidas à memória do estudante perseguido e desaparecido em 1974 durante a ditadura militar, quando militava no Movimento Estudantil Brasileiro, lutando pela democracia e sonhando com um país onde a liberdade de expressão, dentre outros valores caros aos estudantes e ao povo brasileiro, fossem assegurados.
Quis o destino que seu filho, Felipe Santa Cruz, fosse eleito presidente da OAB Nacional 45 anos após a tragédia que enlutou sua família e fez com que sua avó escrevesse muitos apelos às autoridades, para obter resposta sobre o desaparecimento do filho. Ela esperou por notícias até os últimos dias de sua vida, ficando sem resposta mas, felizmente, foi poupada de ouvir as cruéis palavras de injúria dirigidas ao filho amado, porque faleceu poucos dias antes de serem proferidas essas injúrias.
O ilustre colega, que preside hoje a OAB, perdeu o pai aos dois anos de idade e conviveu com a dor e o luto dessa tragédia, sem ter o direito de receber seu amor.
 É triste reviver essa dor e, mais triste ainda, é ter de ouvir e suportar as palavras cruéis e injustas dirigidas à memória de seu pai, com a deliberada intenção de calar a sua voz na presidênca da OAB, onde tem a responsabilidade de honrar o compromisso assumido, de lutar pela defesa do Estado Democrático de Direito, de acordo com os princípios da Constituição  Federal e do Estatuto e Código de Ética da Advocacia e, assim, honrar e dignificar a instituição que dirige com tamanha dedicação.
Não consigo silenciar diante de uma injustiça dessa natureza!
Há dias quero falar aos advogados e estudantes sobre esse  sentimento de indignação que sinto pelas injúrias e palavras cruéis ofensivas à dignidade de nosso líder que atinge, também, a advocacia que não pode calar neste momento.
Não há dúvida que as ofensas à memória de seu pai têm como objetivo  reviver o passado sem consertar ou se escusar pelos atos cruéis praticados durante a ditadura  e, assim, tentar amedrontar e calar os estudantes para que não defendam a democracia, sob pena de sofrerem, também, represálias.
Tempos difíceis e de desencanto vivem os brasileiros e os advogados guardiões e defensores dos que desejam que os princípios da nossa Carta Magna sejam rigorosamente observados.
Neste momento, a advocacia brasileira e os que sonham com a construção de um país democrático e com justiça social, não podem silenciar e, muito menos, se acovardar.
Dirijo-me também aos estudantes, com a certeza de que estarão unidos para dar continuidade ao sonho dos estudantes vivido no período da ditadura e se inspirem nos mesmos ideais de liberdade e democracia de Fernando Santa Cruz, para que nunca mais os torturados, desaparecidos e mortos durante a ditadura tenham sua memória e honra aviltadas.
Com esse mesmo sentimento de amor à verdade e à Justiça, conclamo aos colegas advogados que se mantenham unidos na defesa de valores tão caros a todos.
É preciso ter a coragem do maior orador e advogado romano, Marco Túlio Cícero, que não se curvou diante dos tiranos e nos legou as Catilinárias que, certamente lhe custaram a vida, mas o eternizaram pela coragem. Sigamos seu exemplo nestes tempos em que os mesmos erros do Império Romano nos ameaçam e assombram!
Caro presidente Felipe Santa Cruz, a advocacia brasileira lutará contigo nesta causa justa. Fomos, desde a antiguidade, os defensores dos injustiçados e sempre seremos um exército de fortes na defesa do Direito e da Justiça.
Tenho a intuição de que o pai de nosso presidente o protege e fortalece dizendo ao seu ouvido as palavras do grande advogado Sobral Pinto “A advocacia não é profissão para covardes“ e foi esse sentimento que transpareceu na fala de Felipe Santa Cruz na entrevista no Programa Roda Viva, que me fez depreender que, mesmo sendo vítima de uma injustiça, tem o consolo de saber que pior do que ser injustiçado é ser vingativo.
O meu consolo é acreditar que nossa classe se indigna contra injustiças e que é essa força que nos une e move para continuar trabalhando arduamente na defesa da causa dos injustiçados, combatendo com dignidade e coragem atos de abuso de poder, ainda que  insatisfeitos com a insegurança jurídica, atualmente da ordem do indizível.
É como penso !
*Wanda Siqueira

Nenhum comentário: