06 agosto, 1992

Carta aos advogados


Apresento-me como candidata dissidente da atual situação à presidência da OAB/RS - indicada pelo presidente das Subseções e pelas principais liderânças da capital através de da memorável carta de Cachoeira do Sul que pode ser considerada um marco na história da OAB no Estado. Naquela reunião do lançamento oficial da minha candidatura senti que a força política dos advogados irá mudar os destinos da ordem e mostrar de uma vez por todas que os advogados devem ser ouvidos no processo sucessório.
É chegada a hora de mostrar que a força e a consciência crítica dos advogados podem construir uma ordem comprometida com o direito e com os interesses de todos os advogados, dos mais jovens, dos mais distantes da capital, dos mais idosos e de cada um dos que militam em nossa profissão.
Já trabalhei muito pela OAB. Não acredito em milagres. Acredito no trabalho, na coragem de criar. Gosto de desafios.
Cabe indagar: como foi possível SANEAR FINANÇAS , INVESTIR NAS SUBSECÇÕES, NA CAIXA DE ASSISTÊNCIA, NAS SALAS DA OAB ESPAÇO AOS ADVOGADOS JUBILADOS, ADIQUIRIR DEZENAS DE MICROCOMPUTADORES ÀS SUBSECÇÕES, RECUPERAR SALAS, MÓVEIS, MÁQUINAS, ATUALIZAR O REPASSE DE VALORES PARA AS SUBSECÇÕES E AINDA DISPOR DE RECURSOS PARA INVESTIR NA CAIXA DE ASSISTÊNCIA E NA MELHORIA DAS SUBSECÇÕES, INSTALAR NA NOSSA SEDE UMA MODERNA SALA PARA OS ADVOGADOS?
Nosso trabalho na Tesouraria e na Comissão de Defesa e Assistência foi voltado para cada um dos 25 mil advogados, não deixamos nenhum colega sem assistência quando recorreram a nossa comissão, essa sempre foi uma questão de honra para nós.
A diretoria da seccional precisa das diretorias das subseccções, o trabalho deve ser integrado. Sinto que os advogados estão engajados na campanha FIQUE LEGAL COM A OAB e com o PRIMEIRO CENSO DOS ADVOGADOS cujo objetivo principal é direcionar os recursos disponíveis da ordem para atender as reais necessidades da classe.
Quero uma OAB voltada antes e acima de tudo para o dia-a-dia do advogado. Nosso conselho será composto por conselheiros idealistas, que conhecem a fundo as questões que nos afligem como advogados.
Não transigiremos nas questões constitucionais, nossa postura há de ser smepre uma OAB-RS sem vínculo com qualquer partido político, de uma OAB supre-partidária e cujo único e grande partido seja a defesa intransigente dos interesses da classe e das garantias constitucionais.
Não podemos construir hospitais , mas podemos viabilizar convênios, descentralizar a Caixa de Assistência para que o advogado tenha acesso a planos de saúde e aposentadoria complementar. Atualmente o advogado pobre não pode ficar doente, não pode parar de trabalhar porque não tem direito a nada.
Chega de burocracia! Na nossa gestão o advogado e seus dependentes terão atendimento moderno, ágil, simplificado e humano aos seus problemas administrativoss, sociais e de saúde.
Faltam clientes para os advogados e paradoxalmente advogados para os pobres. Somos 28 mil no Estado, mas existem milhares e milhares de injustiçados sem advogados. Como resolver esse paradoxo? O Estado há de instalar a Defensoria Pública Já e nós haveremos de fazer com que o povo conheça os seus direitos e valorize nosso trabalho.
A Comissão de Direito Estudantil por mim coordenada está fazendo um trabalho inédito: Diagnóstico do ensino jurídico no Estado. precisamos qualificar melhor os advogados , precismos exigir das autoridades um ensino mais crítico, formador de bons profissionais e adequado à realidade brasileira.
A realidade nos mostra que os advogados estão empobrecidos. Estamos proletariados. Mais de 90% dos advogados brasileiros, hoje, exercem a profissão com vínculos empregatícios.
E a OAB o que está fazendo para melhorar esse quadro? O novo estatuto revê, redefine e atualiza os aspectos profissionais da atividade do advogado. Vamos lutar por isso no Congresso Nacional. Mas não basta que o estatuto se modernize, é necessário que os dirigentes das entidades atuem na defesa dos direitos de todos os advogados.
A OAB precisa com urgência compatibilizar o binômio fortalecimento profissional e aprimoramento das instituições para cumprir seu verdadeiro papel na sociedade.
Conclamos os colegas para que unidos mantenhamos essa luta espetacular e corajosa de construir uma OAB cada vez mais forte, num posição de absoluta vigilância ao lado de cada advogado, velando pelo seu fortalecimento e independência.
É chegada a hora de mostrar que fomos, somos e seremos sempre indispensáveis à administração da justiça e agentes de transformação da sociedade.

Wanda Siqueira
Candidata a Chapa Fortalecimento
1992

Nenhum comentário: