14 janeiro, 2011

O objetivo do Projeto Piloto para facilitar revalidação de diplomas estrangeiros de médicos foi frustrado pelos responsáveis pela elaboração das provas .

O objetivo do Projeto Piloto  para  facilitar revalidação de diplomas estrangeiros de médicos foi frustrado pelos responsáveis pela elaboração das provas .
O nível de complexidade e a subjetividade da avaliação coloca sob suspeita a lisura e transparência da avaliação e expõe a imagem do Brasil perante as universidades estrangeiras .

O objetivo
O objetivo da revalidação diplomas estrangeiros  é reconhecer a autenticidade dos documentos para evitar fraudes , ou seja, é revalidar o que é válido para fins de exercício profissional.
Criticar o ensino das universidades estrangeiras é desrespeitar a autonomia universitária .
O direito ao livre exercício profissional e direito ao trabalho de acordo com a formação do cidadão é garantia constitucional  e a violação dessas garantias caracteriza afronta aos direitos humanos  e odiosa discriminação.
 
Wanda Siqueira
advogada

Exame reprova médico formado no exterior – Espante-se também
Frente à dificuldade que os estudantes brasileiros vêm encontrando para ingressar nas universidades criou-se um subterfúgio.
 
Já são mais de 5.000 estudantes que procuram o curso de medicina em países como Argentina, Bolívia e Cuba, segundo o Conselho Federal de Medicina. O problema é que estes médicos para poderem exercer a profissão aqui em terra brasilis o seu diploma deve ser reconhecido por instituições do País.
 
Desta maneira a análise do diploma estrangeiro demorava em média cinco anos e o reconhecimento era feito por universidades. Cada um fixava suas regras para análise, além disto, existia uma taxa pelo serviço, que podia variar de R$ 100 até R$ 5 mil, dependendo da universidade.
Para colocar ordem na casa o governo resolveu uniformizar o método utilizado pelas universidades.

A prova agora é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do MEC e dividida numa fase escrita e outra prática. Antes da prova são exigidos alguns pré-requisitos, como a análise do currículo.

Parece tudo perfeito, certo?
 
Como na pratica a teoria é outra, vamos ver o que aconteceu!
 
Houve 628 inscrições para o exame de reconhecimento do diploma estrangeiro e agora pasmem, pasmem mesmo, apenas 2 foram os aprovados.
Na primeira peneira, que era a análise do currículo, sobraram 506 candidatos daqueles 628 inscritos. 

Para a segunda fase apenas 268 compareceram ao teste.
Até aqui eu já estava assustado, mas, o governo me deixou muito mais assustado.

“Tradicionalmente, provas de revalidação de diploma são difíceis. Isso é assim em outros países”, diz Francisco Campos, para quem é preciso avaliar se a prova está exigindo mais de estrangeiros que de brasileiros – a nota mínima no teste foi 7, um ponto a mais que a média nacional dos cursos de Medicina, que é 6.

Favorável ao novo modelo, o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Renato Azevedo Júnior, não se espanta com o resultado. “Revela a baixa qualidade de muitas escolas do exterior”, acredita.

Para o dirigente do Cremesp, a baixa aprovação não deveria ser motivo para mudar a prova. “É preciso manter o padrão. São selecionados profissionais para atender pacientes no País e os critérios têm de ser firmes para brasileiros e para estrangeiros. Para formados no Brasil ou no exterior.”

Minha preocupação é que esta decisão passe a ser puramente tecnocrata, procurando agradar os formados nos países vizinhos e os próprios  países vizinhos. Assim o povo brasileiro já tão sofrido passa a ser cobaia para estas pessoas que não tiveram a devida preparação para exercer a profissão.

Neste caso temos que ficar atentos para que não aconteça uma decisão política ao invés de técnica. Não estamos falando de carros onde se o motor fundir podemos trocá-lo ou retificá-lo, estamos falando de vidas, não há back up para vidas.

Pense bem nisto.

fonte: Jornal da Tarde

Nenhum comentário: